O outro lado da cama

A comédia musical O Outro Lado da Cama (El otro lado de la cama), do diretor veterano espanhol Emilio Martínez Lázaro traça um perfil bem-humorado das relações amorosas e seus constantes deslizes. A traição tanto envolve o protagonista com a mulher do melhor amigo, como até o envolvimento de melhor seu amigo com sua mulher!

Com essas inusitadas trocas de casais, que é embalada por números musicais em locais bem alternativos, o filme Ganhou o Goya, , o “Oscar” do cinema espanhol, de Melhor Som, além de ter sido indicado em outras 5 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Alberto San Juan), Melhor Atriz Coadjuvante (María Esteve) e Melhor Revelação Masculina (Guillermo Toledo).No Brasil, o longa-metragem fez parte da Mostra Panorama do Cinema Mundial, do Festival do Rio de 2003, além de ter sido escolhido pela audiência para ser exibido na Maratona Odeon BR.

Sonia (Paz Veja) e Javier (Ernesto Alterio) vivem juntos há anos e são amigos do casal Pedro (Guillermo Toledo) e Paula (Natalia Verbeke). Um dia, Paula comunica que vai deixá-lo pois apaixonou por outro homem. Pedro, além de curtir a fossa pelo abandono, fica obcecado em descobrir quem é o conquistador. Para isso, ele vai até a casa dos amigos pedir ajuda. Mas, ele nem suspeita de que o misterioso sedutor seja justamente Javier, cuja situação se complica enquanto tenta esconder de todos o ocorrido.

Para tirar o amigo da fossa e acabar com a paixão que Pedro sente por sua amante, Javier procura apresentá-lo a outras mulheres, como a tagarela Pilar, sendo que sua principal intenção é demovê-lo da idéia de descobrir quem é o outro homem.

Pedro, que vem seguindo Paula pelas ruas, pensa em contratar um detetive particular para descobrir com quem Paula o traiu. Essa, por sua vez, começa a cansar-se das promessas de Javier de deixar Sonia para viver com ela, e ameaça contar a todos a relação que vêm mantendo em segredo.

Enquanto isso, Sonia, depois de sentir-se enganada por muito tempo, ajuda o deprimido Pedro a superar seus problemas lhe dando, literalmente, muito amor.Uma noite, quando Sonia não volta para casa, Javier se convence de que ela está tendo um caso com uma amiga lésbica de sua companhia de teatro.

Os dois amigos se juntam a outros homens para discutir seus relacionamentos. Um deles é Rafa, taxista que se vangloria de trair a namorada sem que ela suspeite. Mas é ele quem elabora a teoria de que toda mulher é, no fundo, bissexual. A hipótese acaba crescendo e abrangendo toda a humanidade – o que deixa Javier suspeitando ainda mais de Sonia.

Ficha Técnica:

Título Original: El Otro Lado de la cama / Other Side of the Bed, The
Gênero:
Comédia
Origem:
Espanha
Ano:
2002
Duração:
 114 min

Diretor
: Emilio Martínez Lázaro
Roteiro
: David Serrano
Elenco
: Ernesto Alterio, Paz Vega, Guillermo Toledo, Natalia Verbeke, Alberto San Juan, María Esteve, Ramón Barea, Nathalie Poza, Secun de la Rosa, Carol Salvador, Geli Albaladejo, Blanca Marsillach, Leticia Dolera, Cote Soler, Luis Bermejo.
Trilha Sonora
: Roque Baños
Direção de Fotografia
: Juan Molina
Montagem
: Ángel Hernández Zoido
Direção de Arte
: Julio Torrecilla